"Tudo começa com uma ideia". A premissa do Trakto é simples: ajudar você a criar conteúdos visualmente atraentes para o seu projeto ou negócio sem que você necessariamente tenha que ter noções avançadas de design. Mas até chegar no ponto atual, o negócio passou por várias transformações e não foram poucos os perrengues que o alagoano Paulo Tenório, fundador da startup, teve que superar. E essa trajetória foi contada pela equipe da Google for Startups, através de um documentário que não apenas mostra as belezas da capital do estado, mas também do quão importante é colher os frutos de um trabalho bem feito.
E para quem não sabe o que é uma startup, o Sebrae define o termo como "um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza." Com essa pegada, a plataforma já mudou bastante ao longo dos anos, sempre visando agradar um público já habituado com concorrentes maiores no mercado mas sem perder sua identidade. E onde o Mobgrafando entra nessa história?
O James Dantas, idealizador do projeto, conheceu o Trakto em 2017 ao participar do Trakto Marketing Show, algo ambicioso que trouxe atrações de renome do Marketing, Vendas e Inovação para um eixo não habitual para este tipo de evento, afinal os principais eventos dessas áreas ocorrem no eixo Sul-Sudeste. Desde o primeiro contato com a ferramenta, passou a adotá-la na construção de conteúdos em trabalhos e na faculdade, e de tanto interagir com o pessoal, acabou virando embaixador da plataforma. Isso abriria portas para as edições 2018 e 2019 onde ele ministrou oficinas de fotografia mobile e por consequência validou a importância dessa vertente, decidindo assim a criar o Mobgrafando como conhecemos.
A importância do Trakto para o Mobgrafando hoje diz respeito ao tipo de conteúdo que produzimos. Tudo é feito na plataforma, desde o layout dos posts do Instagram que respeita a orientação das postagens originais dos mobgrafistas selecionados, os stories dos anúncios de lives, as capas dos podcasts, as miniaturas dos vídeos do Youtube e os ebooks comemorativos. Os próximos passos serão a construção de material de apoio na forma de apresentações e propostas comerciais que serão trabalhadas com futuros parceiros, além das capas de todos os futuros posts aqui do blog. Mas se você ainda tem dúvida do que dá pra fazer com a plataforma, se liga no vídeo abaixo:
Acesse já o trakto.io e comece a criar os seus conteúdos. E diga que foi indicação nossa, eles vão amar saber ;)
Até o próximo post aqui no #mobgrafando.