PORQUE TRABALHAR COM
O MOBGRAFANDO?

O Mobgrafando nasceu como uma chama tímida com o desejo ousado de ser uma luz maior: uma luz capaz de guiar os apaixonados pela fotografia através do caminho tenebroso da dúvida, e ajudá-los a se conectar com sua vontade de contar histórias sobre o mundo que vivem. Ao longo de quase 3 anos, fomos pioneiros em muitas coisas, mas nosso maior mérito é o de sermos relevantes na vida dos mobgrafistas. Fomos trampolim para as primeiras lives de muitos dos membros da comunidade, os introduzimos ao mundo dos podcasts e somos um dos poucos projetos da área com site próprio. Desafiar o comum está no nosso DNA e com os parceiros certos, podemos ajudar ainda mais pessoas a chegarem mais longe com suas aspirações. 

A EVOLUÇÃO VEM EM UM CLIQUE DE CADA VEZ

A atividade raiz que deu origem ao Mobgrafando e que se mantém como alicerce hoje é o perfil no Instagram que serve de galeria para destacar o melhor da Mobgrafia através da visão de pessoas entusiasmadas e talentosas de todo o Brasil


Nas hashtags relacionadas a fotografia mobile, o Mobgrafando aparece no top 3 com mais de 75 mil publicações vinculadas, ficando atrás apenas dos termos #mobgraphia e #mobgrafia, que definem o movimento da fotografia com smartphones. 

Hashtag #mobgrafando no Instagram

O perfil se baseia em três princípios básicos:


1. Toda fotografia com smartphone é bem-vinda, seja o aparelho simples ou top de linha;


2. Posts diários, com um usuário diferente por dia, para que as chances sejam democráticas, selecionado através das postagens vinculadas a hashtag #mobgrafando;


3. Todo o conteúdo criado serve para ajudar os mobgrafistas a entenderem melhor a fotografia e conseguirem resultados espetaculares com seus aparelhos.

O FEED DO MOBGRAFANDO NO INSTAGRAM 

O ECOSSISTEMA MOBGRAFANDO

Em pouco menos de 3 anos de existência, o Mobgrafando alcançou patamares que poucos ousaram estabelecer graças aos esforços conjuntos de seus administradores James Dantas e Thiago Mello. Movidos pelo desejo de crescer e ajudar ainda mais a comunidade, estabelecemos parcerias estratégicas e rompemos a barreira do digital, ministrando workshops em eventos de grande porte como o Trakto Marketing Show 2019, e participando de bancas avaliadoras de experiências fotográficas ministradas por instituições privadas. 


E o que compõe o ecossistema do Mobgrafando atualmente?

1 - Perfil no Instagram com 9074 seguidores, onde 61% são público masculino e 39% são público feminino, com faixa etária majoritária entre 25 e 34 anos. Além disso, os perfis pessoais dos administradores expandem o raio de influência do Mobgrafando, onde James Dantas, de Penedo - AL, traz conteúdos mais divertidos que envolvem também fotografia e vídeos de alimentos e Thiago Mello, de Campos dos Goytacazes - RJ, aborda com seriedade temas nichados como fotografia sensual e a arte na fotografia, graças a seu histórico como pintor;


2 - Podcast disponível em 13 plataformas incluindo o Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, OreloAmazon Music, gerados a partir das lives semanais da comunidade com 3 temporadas que trazem grandes nomes da fotografia e do cenário tech como convidados, incluindo Caroline Lins, Kallel Gomes, Luh Testoni, Marcel CamposStella Dauer, e Rudy Caro.


3 - Canal no Youtube com 910 inscritos, 91 mil visualizações e 828 mil impressões até outubro de 2021, com conteúdo que passa por unboxings, dicas práticas e reflexões sobre o mundo da fotografia.


4 -  Site próprio com conteúdo que se torna o Hub do Mobgrafando como um projeto sólido, trazendo conteúdo rico em forma de blog posts que linkam com os podcasts e vídeos do Youtube, depoimentos da comunidade mobgrafista e convidados para as lives, além dos destaques do Instagram e newsletter dedicado. 


O ANUÁRIO DA MOBGRAFIA

Capa do Anuário da Mobgrafia 2021

Somos os idealizadores do Anuário da Mobgrafia 2021, um dos primeiros esforços feitos para enteder como a comunidade de entusiastas da fotografia mobile se comporta. 


Com a participação de 123 entrevistados, pudemos coletar dados como a região onde residem, há quanto tempo fotografam com smartphone, se desejam se tornar fotógrafos profissionais no futuro e quais são as fabricantes dos smartphones que usam. 

O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ?

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

- Publi / AD - vídeos criados em conjunto com o cliente.


- Branded Content - conteúdo do cliente inserido de forma orgânica em nossos conteúdos.


- Oferecimento - vídeos produzidos pelo Mobgrafando patrocinados pelo cliente.


- Redes Sociais - uso do feed, lives e IGTV com chamadas para compartilhar com o público da comunidade produtos e serviços do cliente.


- Blog - conteúdo orgânico apresentado em forma de ricos blog posts.


- Palestras e Workshops - com a expertise dos fotógrafos James Dantas e Thiago Mello, é possível falar dos aspectos artísticos e mercadológicos da Mobgrafia e da fotografia. Clique aqui para conferir a palestra feita pelo James Dantas no Trakto Marketing Show 2019

O QUE NÃO PODEMOS FAZER POR VOCÊ?

EXCLUSIVIDADE

O Mobgrafando é uma comunidade aberta a todas as marcas e isso causa a identificação necessária nos mobgrafistas para se sentirem acolhidos independente do smartphone que usem. 


Ter um contrato de exclusividade poderia afetar a percepção por parte dos membros e prejudicar a sua participação nas atividades diárias. 


Sendo assim, este é o único posicionamento que não podemos assumir, em respeito aqueles que fazem o Mobgrafando  ser o que é. 

SE GOSTOU DO QUE VIU, VAMOS CONVERSAR