14/05/2021 às 23:21 Institucional Mobgrafando

Boas vindas ao Mobgrafando - Uma Comunidade que Impulsiona a Criatividade

48
4min de leitura

O Mobgrafando surgiu em 08 de janeiro de 2018 com o objetivo de servir de espaço para que os amantes da fotografia mobile - ou mobgrafia como é conhecida atualmente - possam mostrar seus trabalhos, interagir com outros mobgrafistas e trocar experiências. A data foi escolhida por ser o dia nacional do fotógrafo, que faz alusão a quando a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. Mas apesar de ter um objetivo bem definido, o projeto começou mais na raça do que pelo planejamento.


GRUPO OFICIAL NO TELEGRAM


O idealizador do projeto - @dantas.james - teve sua primeira experiência com comunidades mobile em 2014. Ao comprar seu primeiro smartphone da linha Lumia - o saudoso Lumia 520 - ele começou a buscar maneiras de explorar melhor sua câmera e deu de cara com o Nokia Connects, que depois foi rebatizado para Lumia Voices. O Lumia Voices era além de perfil nas redes sociais, um fórum que concentrava o melhor que os usuários da dos smartphones Lumia produziam, com desafios, interações orgânicas, destaques e até prêmios. A comunidade acabou encerrando suas atividades em 2016, e a Microsoft deixou de investir em smartphones pouco depois. Assim, ele teve que mudar de smartphone, e encontrar uma nova comunidade para interagir. 

Em 2017, comprando o Zenfone 3, o James conheceu a Asus Fanáticos e o #minhafotocomzenfone, e uma nova fagulha se acendeu. Interagindo diariamente com a comunidade e conhecendo novas pessoas, acabou em contato com outros projetos, como o Mobilegraphia BR, uma das maiores comunidades sobre fotografia com smartphones do Facebook, e o IG Alagoas, um hub local dedicado a mostrar as belezas do estado. Depois de tanta inspiração e tantas experiências, surgiu a inquietação, a de fazer algo único que fosse inclusivo, abrangente e fácil de entender, a ponto de ter a participação tanto de entusiastas como a de profissionais. 

O primeiro post do Mobgrafando foi em 02 de janeiro de 2018 com uma foto do idealizador James Dantas. Na época, o segundo administrador do projeto era do @jr_axe, que também contribuiu com 3 fotos. O início das atividades de repost foi em 8 de janeiro, considerada a data oficial de inauguração do projeto.

O valor principal do Mobgrafando é ajudar a comunidade a evoluir através de interações genuínas e orgânicas, que abram portas para oportunidades de colaboração e criação de amizades. Para isso, o perfil se baseia em 3 princípios básicos:

  1. Toda fotografia com smartphone é bem-vinda, não importa a categoria do aparelho, todos tem oportunidade;
  2. Posts diários, com um usuário diferente por dia, para que as chances sejam democráticas. O usuário escolhido só volta a aparecer novamente no perfil se sua foto for selecionada como destaque ou no mês seguinte, para que não haja repetição e por consequência favoritismo.
  3. Todo o conteúdo criado serve para ajudar os mobgrafistas a entenderem melhor a fotografia e conseguirem resultados espetaculares com seus aparelhos.

A seleção das fotografias que entram no feed é feita através da hashtag #mobgrafando, e para ser elegível, os usuários deve cumprir alguns requisitos básicos: ter o perfil público, usar a hashtag em suas publicações e identificar o aparelho utilizado para o clique. Essa identificação pode ser feita de 3 formas: na própria legenda, escrevendo o nome do aparelho por extenso; na biografia do perfil (não recomendado caso use mais de um aparelho para fotografar); através de hashtag no post (a solução mais usada pelos mobgrafistas por ser discreto). 

No fim de cada mês, a foto mais curtida é eleita o destaque do mês, e o seu autor ou autora ganha um destaque especial no perfil através de um selo exclusivo criado pela artista Marília Silva, do perfil @rabiscando.sonhos - uma chance de mostrar o seu trabalho e dar dicas aos colegas e seguidores. 

Para acessar o perfil e começar a participar da seleção de posts com suas imagens, acesse: www.instagram.com/mobgrafando

E O QUE DIFERENCIA O MOBGRAFANDO DE OUTROS PROJETOS?

Na época do surgimento da comunidade em 2018 já tínhamos como intenção fazer o que outras páginas de fotografia mobile não tinham. A partir daí, surgiram as Moblives - lives com convidados da própria comunidade que ajudam a mostrar como as pessoas constroem seus trabalhos usando o smartphone como ferramenta. Essas lives foram evoluindo ao ponto de conseguirmos convidar outros produtores de conteúdo admirados pela comunidade para compartilhar suas experiências, e aqueles que perdiam as lives ficavam tristes por não conseguirem ver o conteúdo. O segundo adm atual do projeto, o Thiago Mello (@arteregistrada) foi o primeiro convidado das Moblives, curiosamente sendo nosso primeiro case de um hábito que iria se repetir até hoje: muitos de nossos convidados fazem a primeira live da vida quando aceitam nosso convite. 

Com isso, surgiu o Mobcast - o podcast do Mobgrafando que traz o áudio das lives para você ouvir onde e quando quiser na sua plataforma favorita, seja ela o SpotifyDeezerApple Podcasts ou Orelo. As lives acontecem sempre aos sábados às 21h e os podcasts lançados na quarta-feira, e você pode maratonar os episódios sempre que quiser ouvir um papo específico e aprender sobre um estilo de fotografia. 

Para ampliar os conteúdos, vídeos passaram a ser produzidos e disponibilizados no Youtube para que os mobgrafistas tenham acesso a informação relevante. Além de dicas de fotografia, sugestões de apps e serviços e unboxings e análises de produtos adquiridos pelos adms fazem parte do que pode ser visto por lá. 

E para finalizar, caso esse seja o seu primeiro contato com o Mobgrafando ou se você passou a seguir a página em 2020, deixo abaixo os links para baixar os e-books comemorativos dos anos 1 e 2 do projeto. Uma verdadeira viagem no tempo de como o projeto evoluiu e contou com tanta gente bacana para a sua construção. 

Até o próximo post aqui no #mobgrafando


GRUPO OFICIAL NO TELEGRAM



14 Mai 2021

Boas vindas ao Mobgrafando - Uma Comunidade que Impulsiona a Criatividade

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

asus fanáticos bastidores ebook ig alagoas inspiração lumia voices minha foto com zenfone mobgrafando mobilegraphia br nokia connects origem podcast youtube

Quem viu também curtiu

14 de Mai de 2021

Mi Watch Lite: Promissor ou problemático?

09 de Set de 2021

Samsung Galaxy A52 5G: Absurdamente bom ou é apenas marketing?

03 de Nov de 2020

Anuário da Mobgrafia 2021: Participe e Entenda como os Mobgrafistas se Comportam