BOAS VINDAS AO ANUÁRIO DA MOBGRAFIA 2021

No ano passado a Alboom criou o Anuário da Fotografia 2020, uma pesquisa rica que trouxe como resultado uma forma de entender sobre atuação dos fotógrafos no Brasil através de dados fundamentais para quem quer evoluir na arte e aumentar as oportunidades de negócio.


Com ele, foi possível entender quantos fotógrafos são profissionais ou hobbystas, quantos se dedicam de maneira exclusiva à fotografia, quais são as principais áreas de atuação, principais lojas para comprar equipamentos e até as principais influências no aprendizado dos entrevistados.


Inspirados por essa iniciativa e pela Mobgrafista Fátima Eyer que nos desafiou a fazer a versão mobile do anuário, embarcamos nessa jornada, e não satisfeitos, ainda convocamos outras comunidades para nos apoiar nessa empreitada.


Abaixo, você confere o resultado dos primeiros esforços de entender como a comunidade mobgrafista no Brasil se comporta: quem são, onde estão e o que gostam de fotografar. 

Capa do Anuário da Mobgrafia 2021

Sobre o Realizador

O Mobgrafando é uma comunidade que usa a fotografia mobile como combustível para ajudar entusiastas a enxergar que podem fazer boas fotos com o seus celulares, compartilhando experiências e incentivando os membros a explorar sua criatividade, seja como hobby ou como uma ferramenta para se profissionalizar.


Assim, visamos estimular a capacidade de contar histórias e romper fronteiras, geográficas, culturais e de idioma, tudo isso através da Mobgrafia.

ESTA INICIATIVA CONTA COM O APOIO DE:

Logo do Hangar

Clube de Estudos Avançado

Uma comunidade exclusiva e avançada focada no ensino e estudo aprofundados de fotografia e imagem, contínua e 

100% online.

Logo da Trakto

Editor Online de Criação de Conteúdo

Crie, publique, compartilhe e transforme suas ideias em incríveis visuais.

Logo da NoMirror Mag

Grupo de Estudos Avançados

Uma comunidade engajada em mergulhar de cabeça no mundo da fotografia mobile.

Mobilegraphia BR Logo

Comunidade no Facebook

O intuito do grupo é incentivar o olhar e a visão para a fotografia dos membros, com foco na paixão pelos clicks e os sentimentos que as fotos transmitem.

Comunidade no Telegram

Um grupo ativo e engajado no estímulo à fotografia mobile através do compartilhamento de dicas e conteúdos úteis.

SIMBOLICAMENTE, LANÇADO NO DIA DO FOTÓGRAFO

Para quem não sabe, o dia 08 de janeiro é o Dia do Fotógrafo no Brasil! De acordo com o site Calendarr, essa data foi escolhida por considerada ser o dia em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840, trazida pelo abade Louis Compte 

que trouxe um Daguerreótipo para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título 

de primeiro fotógrafo brasileiro.


E para nós, a data é ainda mais especial por ser o dia onde o Mobgrafando começou suas atividades em 2018. Então nestes 3 anos de existência, o Anuário da Mobgrafia é nosso presente para comunidade, através do esforço coletivo de todos os que foram citados acima e ajudaram, a tornar essa iniciativa uma realidade.  


Esperamos de coração que você aproveite este material e que ele te ajude na sua jornada pelo mundo da fotografia mobile!

Compartilhe nas redes sociais

Mobgrafando - 2021 - Todos os Direitos Reservados